terça-feira, 22 de junho de 2010

Resumo do Dia (22/06/2010)

Hoje começou a terceira e última rodada dessa primeira fase da Copa, a fase de grupos. Nessa rodada as características da organização e distribuição dos jogos mudam. Por ser uma rodada decisiva, com as equipes ainda buscando assegurar suas vagas nas oitavas, os dois jogos referentes ao mesmo grupo ocorrem simultaneamente, isso acontece para que não haja suposta manipulação de resultados visando beneficiar uma ou mais equipes. Com isso as partidas acontecem em apenas dois horários, não mais em três (como eram nas duas primeiras rodadas), às 16:00hs (11:00hs no Brasil) e às 20:30hs (15:30hs no Brasil).

Como os jogos decidem vaga nas oitavas, eles costumam ser bastante disputados e emocionantes. Hoje tivemos quatro confrontos: França 1 X 2 África do Sul e México 0 X 1 Uruguai definindo os classificados do Grupo A, Nigéria 2 X 2 Coreia do Sul e Grécia 0 X 2 Argentina definindo os classificados do Grupo B. Desses dois grupos já saíram os dois primeiros confrontos das oitavas de finais: Uruguai X Coreia do Sul (dia 26/06/2010 às 11:00hs) e Argentina X México (dia 27/06/2010 às 15:30hs).

Os dois primeiros jogos do dia ficaram marcados por dois fatos. O primeiro foi a seriedade do confronto entre o Uruguai e o México. Com os dois times atacando com propriedade o jogo ganhou muito na emoção, com varias oportunidades de gol, três bolas na trave do México, o gol uruguaio (com Suarez aos 43 minutos) e calou a boca daqueles que estavam desconfiando da marmelada para desclassificar a França. Aliás, essa mesma França que configurou o outro fato marcante nos jogos das 11:00hs. Como um time se comporta daquele jeito? Como uma crise dessas atinge uma campeã mundial? E o Domenech? Que papelão. Não teve nenhuma esportividade ao se recusar cumprimentar o técnico Parreira após a partida. A França foi grande fiasco dessa Copa. Sem conseguir ganhar nenhum jogo repete o embaraço de 2002, quando não passou da primeira fase também. Só que dessa vez eles conseguiram marcar um golzinho né! (rsrsrs). Fica então a crítica para esse time, será que realmente são uma potência como o Brasil, a Alemanha, a Itália, entre outras? Ou só mais uma coadjuvante? Para mim a França ainda tem muito a evoluir. Seus jogadores são bons, tanto é que são titulares de seus clubes, fato incontestável. Mas estão longe de se tornar uma seleção que meta medo nos adversários. Sua história de glória é marcada por fatos isolados, mais especificamente com as passagens de dois gênios no meio de campo, Platini e Zidane, o último levando a seleção a ser campeã mundial em cima do próprio Brasil, num jogo que ficou marcado pela polêmica envolvida. Os Bafana Bafana que nada tem com isso, fizeram o seu jogo e venceram por 2 X 1, com gols de Khumalo aos 20 e Mphela aos 37, com Malouda diminuindo aos 25 do segundo tempo e Mphela foi o melhor em campo. No jogo Uruguai 1 X 0 México Suarez foi o melhor em campo. Veja os gols das duas partidas:





Nos jogos das 15:30hs os resultados levaram a classificação da Argentina e da Coreia do Sul. O melhor da tarde ficou mesmo para o jogo entre Nigéria e Coreia do Sul. A todo momento a segunda vaga para as oitavas ficava mudando de dono entre a Grécia e a Coreia do Sul e a cada instante se faziam novas contas para ver quem garantia a vaga. Mas a angustia acabou quando a Argentina conseguiu fazer o primeiro gol na Grécia com Demichelis aos 32 minutos do segundo tempo, pois, diante da fragilidade do adversário era muito pouco provável que conseguissem fazer um gol nos "hermanos", que logo em seguida fizeram o segundo gol com Palermo aos 44, liquidando a partida. Messi foi o melhor em campo. No outro jogo a Nigéria saiu na frente com Uche logo aos 12 minutos, mas a Coreia empatou com Lee Jung Soo aos 38. No segundo tempo a Coreia virou o jogo com Park Chu Young logo aos 4 minutos numa cobrança de falta. Aí começou a pressão nigeriana que chegou ao empate com Ayegbeni aos 24. Mas, a Coreia conseguiu resistir a pressão intensa no final do jogo, com os nigerianos em cima querendo virar a partida. Park Ji Sung foi o melhor em campo. Confira os gols das duas partidas:





Ainda não assinou o feed do Esporte na Roda? Assine e fique por dentro das notícias. Siga no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário