sábado, 19 de junho de 2010

Resumo do Dia (19/06/2010)

Caros leitores, os jogos dessa Copa estão realmente a ficar melhores a partir dessa segunda rodada, como era o esperado. Mais três jogos aconteceram hoje referente a segunda rodada da fase de grupos da Copa da África. Foram jogos bons, um com menos emoção outros com muito mais e conhecemos a primeira seleção classificada para as oitavas e a primeira eliminada da Copa. Os resultados dos confrontos foram: Holanda 1 X 0 Japão, Gana 1 X 1 Austrália e Camarões 1 X 2 Dinamarca.

No primeiro jogo do dia, disputado entre Holanda e Japão no Estádio de Durban às 13:30hs (horário da África do Sul, 08:30hs no horário de Brasília), deu vitória da Laranja, com um gol de Sneidjer de fora da área que o goleiro japonês, Kawashima, não conseguiu defender e colocou a bola para dentro do gol aos 7 minutos do segundo tempo (não foi considerada uma falha grosseira do arqueiro devido a velocidade com que a bola veio e sua direção). O jogo foi razoável: a Holanda dominou praticamente o jogo inteiro e o Japão estava apostando sempre nas jogadas de velocidade. Mesmo com maior posse de bola a Holanda não criou muitas chances de gol e o jogo permaneceu morno desde o começo. Até depois do gol holandês o jogo não proporcionou grandes emoções aos telespectadores, só no finalzinho quando o Japão tentou chegar ao empate nas jogadas aéreas, mas nada que não fosse um ou dois lances isolados. A verdade é que a Holanda chegou aos 6 pontos e garantiu a vaga para as oitavas (devido à vitória da Dinamarca sobre Camarões), mas, sem apresentar um futebol vistoso e ofensivo, como nos acostumamos a ver na Laranja Mecânica ao longo de sua história. Mas, também, não se pode deixar de levar em consideração que está se configurando num futebol eficiente, que sabe administrar bem o resultado. No entanto, no mundo do futebol essa estratégia, de ficar segurando um resultado magro, é bastante arriscada e sabemos que pode dá errado. Creio que quando a Holanda se sentir pressionada na defesa por uma equipe mais forte técnica e táticamente o bom jogo vai aparecer, com a grande qualidade de toque e dribles que o futebol holandês nos acostumou a ver em copas. Vale ressaltar que Robben ainda vai entrar em campo e seu futebol tem uma característica bastante ofensiva. O melhor jogador em campo foi o meia, e autor do gol, Sneidjer. Veja o gol da Holanda:



O segundo jogo do dia, disputado em Rostemburgo no Estádio Royal Bafokeng às 16:00hs (no horário da África do Sul, 11:00hs no horário de Brasília), foi muito melhor do que o primeiro. Mais disputado e com a Austrália necessitando do resultado para continuar viva na Copa depois de ter sido goleada pela Alemanha no jogo de estréia o jogo foi muito movimentado e com várias oportunidades de gol. O placar foi construído ainda no primeiro tempo: logo aos 11 minutos, após cobrança de falta de Bresciano, o goleiro rebotou para frente da pequena área e Holman completou para as redes; e aos 25, num lance de infelicidade de Kewell que tirou a bola com a mão em cima da linha evitando o gol de Gana, o juíz marcou penalti e expulsou o jogador, Gyan partiu para a cobrança e converteu o gol de empate. Mesmo com um jogador a mais em campo a seleção de Gana mostrou muita imaturidade e não conseguiu garantir a vaga para a segunda fase da Copa. Muito diferentemente do que se imaginava, foi a seleção australiana que ofereceu mais perigo a meta de Gana, com uma chance incrível desperdiçada pelo meia Wilkshire. Mas, o jogo permaneceu nisso e as duas equipes vão disputar a vaga na terceira rodada. Aliás, o Grupo D é o mais equilibrado da copa até agora, está todo embolado. Esperava-se que a Alemanha vencesse o jogo contra a Sérvia e assegurasse a vaga, mas não foi o que ocorreu, e Gana hoje não aproveitou a chance que teve de garantir a vaga no jogo em que estava com um jogador a mais. Os times chegam a última rodada da primeira fase dependendo dos seus próprios desempenhos, precisando vencer os jogos. O melhor jogador em campo foi Gyan. Veja os gols:



E depois tivemos o melhor jogo do dia disputado entre Camarões e Dinamarca em Pretoria no Estádio Loftus Versfeld às 20:30hs (horário da África do Sul, 15:30hs horário de Brasília). O jogo começou eletrizante, como havia previsto no palpite do dia, e Camarões foi para o ataque. Com a Dinamarca sem grande volume de jogo mas sempre tocando a bola Camarões aproveitou o vacilo da defesa, num toque atravessando a frente da pequena área, e abriu o placar com Eto'o logo aos 10 minutos. Parecia que a seleção camaronesa ia ganhar o jogo certamente e prolongar um pouco mais a permanência na competição. Mas, a Dinamarca também não podia perder o jogo e foram pra cima dos adversários, o jogo ficou aberto e ganhou muito em emoção, com chances claras de gol dos dois lados, o fato interessante foram os vacilos que estavam dando origem a essas oportunidades de gol. Com a Dinamarca melhorando em campo, com um melhor toque de bola e consequentemente com mais volume de jogo, aos 33 minutos, depois de receber um lançamento na direita, Rommedahl cruzou rasteiro na pequena área e Bendtner empatou o jogo. A partir dai o jogo ficou ainda mais emocionante e completamente aberto, varias chances de gol foram aparecendo e desperdiçadas até o fim do primeiro tempo. Com a volta para a segunda etapa a Dinamarca mostrou mais controle do jogo e Camarões estavam ainda mais nervosos, foi quando que, em uma jogada de contra-ataque, Rommedahl fez uma bela jogada individual pela direita da grande área e colocou a bola fora do alcance do goleiro Kingson, foi a virada dinamarquesa para cima de Camarões. Tendo a vantagem no placar e melhor toque de bola a Dinamarca resolveu se fechar mais e explorar os contra-ataques. Foi aí que Camarões se perdeu e esbarrou na barreira dinamarquesa na frente da linha da grande área. Conseguiram criar até várias oportunidades de gol, mas pecaram nas finalizações. Rommedahl ainda deixou Thomasson na cara do gol, mas ele perdeu. No final o jogo terminou em Camarões 1 X 2 Dinamarca, culminando na eliminação do time africano e na classificação antecipada da Holanda. O melhor em campo foi o zagueiro Agger da Dinamarca, mas confesso que pra mim foi Rommedahl, que fez uma assistência, um gol e ainda deixou um companheiro frente a frente com o goleiro. Confira o último gol da partida:




Ainda não assinou o feed? Assine e acompanhe as notícias. Siga no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário