sábado, 19 de junho de 2010

Brasil X Costa do Marfim - Jogo do Dia (20/06/2010)

O confronto entre a Seleção Canarinho e a Costa do Marfim será o grande Jogo do Dia neste domingo na Copa do Mundo. A Costa do Marfim vem de um empate magro de 0 X 0 contra a seleção de Portugal e quer se recuperar em cima do Brasil, que é o líder do Grupo G com 3 pontos. E o Brasil que continuar na sua tragetória rumo ao Hexacampeonato sem sofrer nenhuma derrota na fase de grupos. Será um jogo que vai mexer com os nervos dos torcedores brasileiros e marfinenses, pois, são duas equipes que sabem jogar, cada uma na sua característica oferecem bastante perigo ao adversário. Vamos entender melhor.

O Brasil vem de uma vitória suada frente a fraca seleção da Coréia do Norte, que deveria ter vencido com tranquilidade e convencido a torcida brasileira. Com uma apresentação considerada por muitos como bem abaixo da média a Seleção Canarinho conseguiu construir o resultado no segundo tempo de jogo com um placar de 2 X 1. Pois é, esse gol aí que o Brasil levou de uma seleção muito inferior técnica e taticamente foi que deixou todos nós com um pé atrás, e é pra deixar mesmo, por que o gol foi convertido a partir de uma jogada individual do jogador sul-coreano e de uma tremenda falha na marcação. Mas, se formos analisar friamente (algo que é muito difícil para todos os brasileiros) vamos perceber que de todo não foi tão ruim assim, pelo menos é o que nos dizem os dados. O Brasil foi a seleção que teve o melhor aproveitamento de passe na primeira rodada (mais de 85%), foi a que finalizou mais vezes (20) e teve uma boa posse de bola. Não foi o resultado que nós queríamos, mas o Brasil ganhou, e deve vir contudo pra cima da Costa do Marfim, pois precisa da vitória para não ter que decidir a vaga no jogo contra Portugal.

Já a Costa do Marfim veio a Copa como a principal seleção africana, com jogadores rodados e apresentando um futebol compacto e muito veloz. Há muito tempo já não é mais considerada aquela seleção ingênua, que ataca sem compromisso e fica vulnerável na defesa. O histórico de treinadores estrangeiros no time deu uma cara diferente aos marfinenses, o atual técnico é o suéco Sven Göran Eriksson. Muito se fala de Didie Drogbá, não é por menos, o atacante é titular do Chelsea há muito tempo e o homem de referência no ataque, mas, temos que observar outros excelentes jogadores que estão presentes nessa seleção e que dão uma enorme qualidade a equipe. Jogadores como: Zokora, Boka, Eboure, Yaya Toure, Keita, Didane, Kalou e a revelação no jogo contra Portugal, Gervinho. Veja que são jogadores que em sua maioria jogam regularmente pelos seus clubes na Europa e alguns são até titulares. A Costa do Marfim não tem a mesma técnica do Brasil, mas vai vir com tudo para cima dos brasileiros, pois precisam da vitória.

O Brasil tem que tomar cuidado nesse jogo, principalmente por não ter feito uma partida brilhante no jogo de estréia. Mas aí vem outro dado (ou melhor, fato), as seleções que apresentaram um bom futebol na primeira rodada, assim como os que não apresentaram, fizeram suas partidas na segunda rodada de forma bem diferente. Tanto é que os jogos estão bem mais disputados e com resultados surpreendentes, como a derrota da Alemanha. Mas, também vimos (para total insatisfação) uma Argentina que jogou bem nos dois jogos e que no segundo ainda deu show.

Vamos lá Brasil! É ganhar e trilhar a estrada rumo ao Hexa!

Assine o feed e acompanhe as notícias. Siga no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário