sexta-feira, 25 de junho de 2010

Decisão do Grupo F - Itália volta pra casa!

A decisão do Grupo F da Copa do Mundo foi, sem sombra dúvidas, o mais dramático da Copa. A última rodada da primeira fase foi cheia de emoções para as seleções do Grupo F. Varias combinações colocavam a Itália nas oitavas, mas a probabilidade mais lógica seria a que ela conseguisse a vitória sobre a Eslováquia e o Paraguai também vencesse a Nova Zelândia. Porém, não assim que as coisas aconteceram e a Itáia vai voltar para casa desclassificada ainda na primeira fase da Copa. E aconteceu assim um fato inédito em copas, as duas finalistas da Copa anterior serem desclassificadas ainda na primeira fase.

O jogo do Paraguai contra a Nova Zelândia foi bastante disputado, com ótimas chances desperdiçadas dos dois lados e com um Paraguai bastante ofensivo, mas, no final o resultado ficou mesmo no 0 X 0 e com o Paraguai se consagrando o primeiro lugar do Grupo F. O jogo foi muito bom, Santa Cruz foi o melhor em campo, mas, nada ofuscou o jogo da Copa até agora, o mais dramático, aquele que entrou para a história das Copas: Eslováquia 3 X 2 Itália.

Essa Copa estava meio morna, com bons jogos, mas ainda não tinha acontecido aquele jogo que você fica estatelado na frente da TV e não pisca nem os olhos. Aí veio o jogo que decidia o Grupo F, Eslováquia contra a atual campeã Itália. Num jogo em que a previsão apontava para uma vitoria da Itália e a confirmação da "Azurra" nas oitavas, a Eslováquia foi quem saiu vitoriosa e mandou os italianos de volta para casa. A verdade deve ser dita, a Itália não jogou nada na Copa! O primeiro jogo, contra o Paraguai, realmente foi difícil e os nossos vizinhos na América do Sul dão realmente muito trabalho. Mas, os demais confrontos serviriam para que a Itália mostrasse sua força e fizesse tudo como sempre fez, ir mal na primeira fase e depois alavancar com tudo nos jogos decisivos. Porém, dessa vez a Itália não teve chance, depois de uma apresentação muito ruim contra a Nova Zelândia que resultou num mísero empate, enfrentou a boa seleção da Eslováquia, que trazia na bagagem uma herança forte do futebol de qualidade da antiga Iugoslavia.

O empate de 0 X 0 da Nova Zelândia contra o Paraguai e o mesmo placar no jogo entre a Itália e a Eslováquia deixava Nova Zelândia e Itália rigorosamente empatadas, obrigando os italianos a vencer a partida para continuar na Copa. Só que aos 25 minutos Vittek abriu o placar para a Eslováquia e passava à Itália a obrigação do empate, pois, com mais gols marcados do que a Nova Zelândia ficaria com a vaga. Mas aí veio o pior, Vittek novamente fez gol e aos 28 do segundo tempo a Itália estava perdendo o jogo por 2 X 0. Foi aí que entrou o fator drama em campo, a Itália partiu para o ataque e aos 36 diminuiu com Di Natale, era a esperança renovada no torcedor italiano, pois, um empate garantiria o time nas oitavas junto com o Paraguai desclassificando a Eslováquia e a Nova Zelândia. Só que não contavam com o terceiro gol da Eslováquia, que veio com Kopunek aos 44 minutos, que foi um balde de água fria na reação italiana. Mas, Quagliarella conseguiu novamente renovar as esperanças nos acréssimos do arbrito Howard Webb, da Inglaterra, fazendo um golaço de fora de área. Mas não deu, e com mais uma apresentação lamentável a "Azurra" amargou a primeira derrota na Copa e a desclassificação. Vittek jogou muito e foi eleito o melhor em campo pela Fifa. A Eslováquia vai fazer uma das oitavas contra a forte seleção da Holanda. Confira os gols.



Assine o feed do Esporte na Roda e acompanhe a Copa da África 2010. Siga no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário