quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alemanha decepciona e a Espanha vai a sua primeira final

Num jogo que esteve longe de ser emocionante, para uma semi-final de Copa do Mundo, a Alemanha perdeu por 1 X 0 para a Espanha e está fora da grande final contra a Holanda, que se classificou ontem num jogo duro contra o Uruguai que acabou em 3 X 2 para a Laranja. O jogo foi disputado na Cidade de Durban, no Estádio de Durban, às 20:30h no horário da África do Sul (15:30h no horário de Brasília. O árbitro da partida foi o húngaro Viktor Kassai, que teve uma arbitragem muito tranquila e não precisou mostrar nenhum cartão amarelo.

Na verdade o jogo refletiu de forma contundente a realidade do jogo, arrisco a dizer que a Espanha merecia ter ganho por um placar até maior, devido a apresentação atípica da seleção da Alemanha. Com uma postura muito defensiva e sem buscar o ataque em nenhum momento, a Alemanha ficou dependente o tempo inteiro do seu já conhecido contra-ataque rápido, porém não conseguiram concretiza-lo nenhuma vez. Já a Espanha veio com seu também conhecido toque de bola, mas, mostrou mais técnica e mais objetividade.

No primeiro tempo tempo o jogo não empolgou. Enquanto a Espanha tocava a bola tranquilamente a Alemanha ficava no seu campo defensivo olhando e esperando. O jogo permaneceu assim até a metade do primeiro tempo, foi então que apareceram algumas oportunidades, mas nada que oferecesse perigo real de gol. E o resultado não poderia ser outro, 0 X 0 no final da primeira etapa. No segundo tempo a Espanha, que já havia mostrado que veio para o jogo buscando a vitória, foi para cima com tudo. O jogo ficou melhor, pois, a Alemanha começou a ter alguns espaços pelas laterais e finalmente passou a se aventurar ao ataque, mas, ainda muito comedida.

O futebol que os alemães estavam apresentando era o reflexo da atitude do técnico Joachim Low no banco. Com duas alterações com características defensivas Low estava buscando muito mais anular as jogadas da Espanha do que atacar e resolver a partida, como havia feito nos jogos anteriores. O resultado disso veio aos 28 minutos quando, depois de uma excelente cobrança de escanteio de Xavi, Carles Puyol entrou em velocidade na Grande área e deu um salto espetacular, voando literalmente, em direção a bola cabeceando-a forte a meia altura para fazer Alemanha 0 X 1 Espanha. Foi o preço pago pelo futebol de marcação proposto pelos alemães.


A partir daí a Alemanha foi definitivamente para o ataque e deixou um enorme espaço na defesa que proporcionou vários contra-ataques da Espanha que não conseguiu concretizar nenhum com eficiência. Pedro ainda teve uma chance impressionante para liquidar a partida, mas não teve a tranquilidade, muito mais do que isso, a seriedade necessária para completar a jogada passando a bola para Fernando Torres que estava livre de marcação e frente-a-frente com Neuer.

Com uma Alemanha desesperada e refém das jogadas aéreas o jogo ficou nisso mesmo, Alemanha 0 X 1 Espanha, e a Fúria acabou fazendo história indo para a sua primeira decisão de Copa do Mundo. Na África do Sul teremos um Campeão inédito! Com uma participação efetiva no jogo e no gol Xavi foi eleito o melhor em campo.Veja o gol da partida abaixo.



No mais, a Alemanha veio com uma proposta para o jogo que não era o perfil do time. Buscando o futebol clássico alemão, que prioriza a marcação ao invés de atacar o adversário, distante do futebol inovador que a Low tinha introduzido na seleção e que não vinham apresentando nas partidas anteriores, a Alemanha pagou o preço da não objetividade em campo.

Assine o feed do Esporte na Roda e acompanhe as melhores discussões esportivas. Siga também no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário