terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai luta muito, mas não consegue ganhar da Holanda

O Uruguai ver um gol impedido dar a vitória e a vaga na final para a Holanda. O jogo foi disputado na Cidade do Cabo no Estádio Green Point às 20:30h no horário da África do Sul (15:30h no horário de Brasília). O árbitro da partida foi Ravshan Imatov do Uzbequistão, que fez uma boa arbitragem, mas não foi tão bem auxiliado pelos seus assistentes que erraram em alguns lances importantes. Com o resultado de 3 X 2 a Holanda venceu o Uruguai e garantiu a vaga na final da Copa pela terceira vez em sua história.

O jogo foi cheio de emoções, como era de se espera de uma semi-final de Copa do Mundo. Com as duas equipes bem cautelosas no início da partida o jogo só veio melhorar mesmo quando, aos 18 minutos, Gio Van Bronckhorst decidiu rematar de longa distância, e acertou um chute surpreendente no ângulo do goleiro Muslera, que nada pôde fazer para impedir o gol. Todos acharam que era o início de um jogo fácil e que se tratava de uma questão de tempo para que a Holanda abrisse mais o placar e começasse a administrar a vantagem.


Mas, definitivamente, não foi isso que aconteceu. O Uruguai mostrou por que estava na semi-final da Copa aproveitando o relaxamento da equipe holandesa e partiu para cima. Com mais volume de jogo e atacando muito mais, o Uruguai chegou ao empate aos 41 minutos com o craque do time, o artilheiro Diego Forlán, que acertou um chute com efeito pegando o goleiro Stekelenburg desprevenido, que não conseguiu interceptar a bola. O Uruguai mostrava que não estava morto e que iria lutar até o fim, com plenas possibilidades de chegar à vitória.


No segundo tempo o jogo voltou melhor do que no primeiro e as duas equipes tiveram chances de gol. É bem verdade que a Holanda estava muito abaixo do que havia apresentado no primeiro tempo, e o Uruguai estava aproveitando os espaços construindo boas chances de gol que não estavam conseguindo concretizar com eficiência. O jogo ficou assim, o Uruguai melhor em campo e a Holanda sem conseguir criar boas chances, até que aos 25 minutos Sneidjer (o carrasco do Brasil), que estava sumido no jogo, resolveu aparecer e, num lance individual, chutou a bola de fora de área, a mesma desviou no defensor uruguaio e encontrou Van Persie em posição de impedimento, que tentou desviar a bola mas não conseguiu. A bola fez uma tragetória lenta e foi morrer no canto do gol de Muslera. Foi um lance nítido de sorte e de erro da arbitragem, que deveria ter anulado o gol. Mas, todo bom jogador também tem que contar com a sorte, não é verdade?

O Uruguai não teve nem tempo de tentar uma reação para empatar novamente a partida, pois, aos 28 minutos, Kuyt apareceu livre na ala esquerda do ataque holandês, recebeu a bola e efetuou um excelente cruzamento na marca do penalti, Robben apareceu disputando a cabeçada com o Zagueiro e fez um movimento perfeito colocando a bola no pé da trave direita de Muslera, que nada pôde fazer. Era 3 X 1 para a Holanda e a definição da vaga teoricamente garantida, principalmente após a saída da Forlán, o principal jogador uruguaio. Mas, o valente Uruguai foi a luta e nos acréscimos diminuiu o placar com Max Pereira depois de uma cobrança de falta ensaiada. A partir daí foi só pressão do Uruguai para cima da Holanda, que conseguiu aguentar bem nos minutos finais do jogo e assegurou a vaga da Laranja para a grande final.



No geral o jogo foi muito bom, mas, poderia ter tido outro resultado. O Uruguai saiu no prejuízo, pois, teve um gol do adversário irregular que não foi anulado e alguns outros lances pequenos durante a partida que favoreceram a Holanda. Mesmo assim, mostrou muita garra e saiu da Copa de cabeça erguida, pois, após trinta anos o Uruguai voltou a disputar uma semi-final de Copa do Mundo.

Assine o feed do Esporte na Roda e acompanhe a Copa do Mundo 2010. Siga também no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário