quinta-feira, 27 de maio de 2010

A saga de Adriano - O Imperador

O caso Adriano tem chamado a atenção nos últimos dias. O jogador, que acreditava está nos planos de Dunga, não está na relação dos que vão pra copa, nem na lista reserva, e várias polêmicas fora e dentro do campo apimentam ainda mais a discussão.

Para mim, o que está acontecendo com Adriano é mais um daqueles fatores que contribuem para o que eu coloquei no post "O futebol é esporte?", onde falo que o futebol vai muito além do esporte propriamente dito. Leia o mesmo e entenda um pouco mais. A carreira de Adriano é bastante polêmica e conturbada em alguns momentos, a recente vinda do jogador para o Brasil e agora a sua saída, novamente, para o futebol Italiano refletem bem a situação.

Ele é um atleta que tem um potencial extraordinário, fato é que recebeu o apelido de Imperador na Itália (em sua passagem pelo Internazionale) e de Tanque aqui no Brasil (quando fez a sua aparição no Flamengo, time que o lançou), mas toda a sua qualidade acabou esbarrando num problema enfrentado pela maioria dos atletas, principalmente dos que estão no meio do futebol, a administração da fama.

O futebol é um esporte que tem uma atenção especial da mídia e isso acaba tornando os jogadores verdadeiras celebridades, fato que atrapalha enormemente o desempenho do mesmo em campo e, até mesmo, a sua vida fora dele. Adriano não administrou bem a sua fama, usou e abusou de tudo que estava a sua disposição o quanto pode. Farras, mulheres, romances que não deram certo, estão encabeçando a lista de fatores, e é comprovado que a combinação dos mesmos com o futebol, ou qualquer outro esporte, não dá certo. Com a queda de rendimento prevista Adriano sofreu as consequências.

Na minha modesta opinião, as recentes transferências do jogador (para o Brasil e para a Itália) e sua possível aposentadoria não passaram de um jogo de marketing que deu errado, um tiro que saiu pela culatra. Seu rendimento estava péssimo no Inter de Milão, há muito já não era mais o mesmo Imperador, então resolveu assumir que não estava bem, que não tinha mais alegria e que ia parar de jogar, mas aí o Flamengo conseguiu algo improvável e trouxe o jogador de volta para o Brasil. O cara estoura, se torna o artilheiro do brasileirão e a personagem principal da conquista do Flamengo. Pronto! O cara voltou e vai pra copa. Mas, de repente, ele toma uma atitude equivocada, ao achar que tinha a vaga garantida cai de ritmo novamente, se torna coadjuvante, serve mais do que faz gols, literalmente se esconde. Ainda por cima falta aos treinos, o extra campo entra na roda novamente com o divórcio conturbado, e vai tudo por água abaixo. O cara não vai pra copa! Grafite vai no lugar dele (e creio que vai fazer um ótima copa). E pra completar a situação, quando todos esperavam que ele iria encerrar a carreira no Brasil, jogando no time que o lançou (Flamengo), tendo em vista a situação que se encontrava quando foi contratado (a beira da aposentadoria), ele assina "do dia pra noite" com o Roma e vai embora, pegando todo mundo de surpresa. Pois é, ele vai pra Itália novamente, terra que adimitiu "não lhe proporcionar mais felicidade".

Situação semelhante viveu Robinho. Mas, diferentemente de Adriano, ele aproveitou e consolidou sua convocação para a copa.

Pois bem, é assim que funciona o mundo do futebol, cheio de polêmicas e altos e baixos, resta esperar e ver no que isso vai dar. O desejo de todos é ver o craque bem e fazendo gols. Espero que Adriano consiga "reencontrar a alegria dele" na Itália e volte a jogar bem e fazer gols.


Gostou da postagem? Comente a contribua para a discussão.
Não esqueça! Assine nosso feed e siga no Twitter para acompanhar as notícias.

2 comentários:

  1. Parabens
    Um artigo interessante
    Sío não concordo que um desportista como ele tenha se envoplvido com o lado do crime conforme noticiários nos últimos dias
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Mad.

    Pois é, é realmente muito lamentável isso que está acontecendo com ele, é um excelente jogador.
    Com realação ao último caso envolvendo o mesmo é necessário uma forte apuração e investigação, dada a seriedade da situação.

    Vamos acompanhar e ver no que vai dar.

    Abraço.

    ResponderExcluir