quarta-feira, 19 de maio de 2010

Convocação para a Copa da África

Goleiros: Júlio Cesar, Gomes e Doni. Zagueiros: Lúcio, Juan, Luizão e Tiago Silva. Laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto. Meias: Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires, Josué, Elano, Kaká, Júlio Batista e Kleberson. Atacantes: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite. Esta é a seleção que vai representar o Brasil na Copa da África do Sul. Nosso técnico Dunga foi "coerente" e escalou um time regular.

Não tem como discutir que Dunga fez uma grande campanha desde que assumiu a seleção, depois do fiasco da copa de 2006, principamente daquela derrota para a França ( que ainda desce seco na garganta de quem é fanático por futebol! E pela Seleção!!). Nosso atual técnico assumiu o compromisso de reestruturar a Seleção Brasileira e preparar um time que tivesse plenas possibilidades de conquistar a próxima copa (a da África do Sul), e assim o fez. Os resultados conseguidos pela Seleção não deixam dúvidas de que o trabalho foi bem feito, o time conquistou a vaga para a copa de forma relativamente tranquila (se comparada com a Argentina), conquistou a Copa das Confederações (onde mostrou muita raça) e jogou bem os amistosos. Não é a toa que vários técnicos do mundo todo tem elogiado muito Dunga, falando que o mesmo conseguiu montar uma das seleções mais fortes, se não a mais, dessa copa.

Porém, algo tem me deixado bastante injuriado (não achei outra palavra). Tenho visto muita gente falando mal da escalação de Dunga, dizendo que ele não foi feliz em deixar de fora tantos jogadores bons que deveriam ter vaga garantida na copa, principalmente do ataque do Santos (o time que tem o melhor aproveitamento nesse aspecto). Isso me decepcionou, não pelo fato de ouvir tais posicionamentos, pois eles são comuns do povo brasileiro (que tem sempre um pouco de técnico), mas pelo fato disso está vindo da elite intelectual esportiva do país, pessoas que são (teoricamente) gabaritadas para tecer comentários a cerca do assunto. Não falo apenas de determinada empresa de televisão ou rádio, e sim generalizo, pois não escuto nada diferente, em lugar nenhum.

Expliquem-me como um técnico vai levar tal ou tal jogador para a copa se nem ao menos ele testou os mesmos na seleção, nem em amistosos nem em jogos decisivos. Não estou dizendo que os tais não tem capacidade de estar na seleção, nem que não "jogam a bola" suficiente, mas é que apenas não puderam ser avaliados, como é o caso de Ganso e de Neymar. Pois bem sabemos que jogar no seu clube não é o mesmo que jogar na seleção, são outros companheiros, outra tática e até mesmo outras posições que não lhe são comuns, que o diga Messi! Joga muito no Barcelona e é uma decepção na Seleção. Esse raciocínio também vale para jogadores que faziam parte dos planos e não foram convocados, como Ronaldinho Gaúcho e Adriano, o primeiro estava completamente apagado na reserva do Milan e só agora está mostrando o verdadeiro futebol que sabe jogar, já o segundo simplesmente não aproveitou como devia sua oportunidade deixando fatos extra-campo interferirem no seu rendimento.

Fazendo uma consideração, creio que as únicas modificações possíveis, mas sem contestar a convocação, seriam a mudança de Victor no lugar de Doni e de Ganso no lugar de Julio Batista, apenas para possibilitar uma experiência em copa do mundo para os dois, já que seriam reservas de qualquer jeito (e não seriam os diretos).

Povo brasileiro e comentaristas! Dunga quer e tem que ganhar a copa, esse é o desejo de todos! Não cabe fazer experimentos agora. Que "os caras" jogam muito, todo mundo sabe. Mas na seleção, quem tem mostrado eficiência e regularidade são estes aí da convocação. O entrosamento que existe no grupo é muito grande e com certeza vão dá muita alegria para todos os brasileiros. Pode até ser que eles não "arrastem a taça", mas GARRA e qualidade vão mostrar!

Vamos em busca do HEXA Brasil!


Não deixem de assinar o nosso feed nem de acompanhar no Twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário