segunda-feira, 31 de maio de 2010

A importância da GP2


A GP2 é uma categoria de acesso à Fórmula 1. Ambas as corridas acontecem em paralelo, no mesmo final de semana que tem corrida da Fórula um também tem corrida da GP2. Só que ao invés de treino e corrida, como ocorre na Fórmula 1, na GP2 acontecem duas corridas chamadas de Race 1 e Race 2, no sábado e no domingo respectivamente. É como se fosse uma preeliminar da corrida principal, que é a Fórmula 1.

Todos os carros são da Renault e todos os pneus são Bridgestone, deixando a competição bem mais equilibrada. Além disso, os pilotos que chegam na frente na Race 1 largam na Race 2 na posição inversa, ou seja, o primeiro colocado na Race 1 larga em último na Race 2 e assim sucessivamente, isso deixa o campeonato ainda mais competitivo. Então os pilotos que se consagram campeões dessa categoria tem um nível técnico elevadissímo e tem lugar garantido na Fórmula 1.



Apesar das recentes polêmicas que aconteceram, principalmente no início de 2009, quando a FIA  emplementou o regresso da Fórmula 2 para que possivelmente pudesse se tornar a nova categoria de acesso à Fórmula 1, a GP2 conseguiu mostrar seu grande valor e se firmou como a grande reveladora de novos pilotos e a melhor competição de acesso. Na realidade se trata mais de uma disputa de interesses pessoais e vaidosos entre os organizadores das duas competições (mais da Fórmula 2 é claro) do que um grande interesse em garantir o acesso de melhores pilotos para a Fórmula 1. Fato é que a metade do grid de largada da Fórmula 1 é composto por pilotos vindos da GP2, e a categoria de elite do automobilismo está ficando cada vez mais competitiva. Um dos melhores pilotos da atualidade, Lewis Hamilton, veio da GP2 quando conquistou o campeonato de 2006, e no seu primeiro ano na Fórmula 1 se sagrou campeão também. Pra mim é o piloto com característica mais acirrada da Fórmula 1. Confira um compacto do GP da Turquia de 2006 da GP2, ano em que Hamilton foi campeão.



A GP2 conquistou o espaço de categoria de acesso para a Fórmula 1 e dificilmente vai perder o posto. A Fórmula 2 no passado (1985) foi substituida pela Fórmula 3000, que também foi um fracasso e em 2005 edeu lugar para a GP2, que desde então tem um campeonato muito competitivo e revela brilhantes pilotos. É só você analisar os fatos para chegar a conclusão de que a GP2 tem o melhor campeonato de acesso dos últimos tempos.

Se você tem mais alguma informação que deseja socializar relacionada a GP2 não esqueça de deixar seu comentário.

Não esqueça de assinar nosso feed e seguir no Twitter.

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário